PFont f; // Fonte int x,y; // Posição int c; // Cor int px,py; // Posição canditata void setup() { size(600,400); // Configurar a tela f = loadFont("Impact-90.vlw"); // Carregar uma fonte textFont(f); // Carregar uma fonte textAlign(CENTER); // Centralizar o texto colorMode(HSB, 360, 100, 100, 1); // Escolhe o modelo de cor background(0); // Limpa o fundo // Limpa o fundo text("FONTE", width/2, height/2); // Escreve o texto // Sorteia uma posição, até chegar em um ponto que não faça parte do fundo //for(int j=0;get(px,py)==color(0);j++) // Pára quando cor de fundo DIFERENTE de zero px = 0; py = 0; while(get(px,py)==color(0)) // while é uma estrutura semelhante ao for, mas sem a necessidade de uma variável, ou seja, só há a condição { px = (int) random(0, width); // Sorteia a posição candidata py = (int) random(0, height); // Sorteia a posição candidata } x = px; // Aceita a posição candidata em x y = py; // Aceita a posição candidata em y c = color(random(360), random(60,80), random(60,80), 40); // Sorteia a cor rect(x, y, 3, 3); } void draw() { background(0); // Limpa o fundo fill(c); // Troca a cor rect(x + random(-2,2), y + random(-2,2), 3, 3); // Desenha o retângulo na posição indicada }