Divulgação: Chrome Experiments

25 março, 2009 (11:24) | outros | Por: admin

Nesta semana, além do lançamento da versão final do Internet Explorer 8 pela Microsoft também acontece o lançamento do site Chrome Experiments pelo Google.

Este portal organiza um conjunto de experiências interativas, jogos e mini-aplicativos com o objetivo de mostrar o poder do navegador Google Chrome em relação ao desenvolvimento de programas na linguagem JavaScript que executem no navegador Web. Embora o portal seja patrocinado pelo Google e as experiências tenham um melhor aproveitamento apenas no Chrome, chama a atenção a possibilidade de explorar o JavaScript em aplicações gráficas cada vez mais poderosas. E, tão importante do que a demonstração técnica é o fato que estas aplicações são 100% JavaScript, ou seja, não dependem de nenhum plugin proprietário como Flash ou Java. Para que no futuro a Web continue aberta, sem dependência de nenhuma empresa e, ao mesmo tempo, a inovação continue a acontecer, o investimento neste tipo de aplicação deve ser estimulado.

É claro, a dependência do Google enquanto proprietário de um browser e, ao mesmo tempo, buscador web deve ser vista com reservas. O importante é que outros browsers também podem  ter implementações de experiências semelhantes sem precisar da empresa ou de algum de seus plugins. Essa independência se deve ao fato que do lado tecnológico, o que possibilita o funcionamento da maior parte dos códigos no Chrome Experiments são elementos que estão sendo discutidos para a inserção nas especificações HTML5/ CSS3 como a tag <canvas> e as transformações CSS. A tag <canvas>, por exemplo, já é presente nativamente na maior parte dos navegadores atuais (menos o IE…). Porém, mesmo no IE ela pode ser emulada facilmente.

Para quem não tem acesso ao Chrome, o vídeo abaixo mostra alguns exemplos. Um dos experimentos que mais me cativou foi o Twitch. Desenvolvido por um dos criadores da linguagem Processing (C. E, B. Reas), usando o port da linguagem para JavaScript (Processing.js),  é um conjunto de one-button games (jogos  cuja interação usa apenas um botão) que se conectam sequencialmente através das janelas do navegador. No Chrome, cada janela é um processo em separado.  Assim, cada minigame é executado com uma taxa de atualização (frame rate) constante.

O portal é aberto a contribuições de programadores e designers que tenham interesse em mostrar seus projetos em JavaScript.