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Desenvolvimento de jogos usando dispositivos alternativos

Palestra ministrada em 5/11/2014 durante a Semana de Eletrônica e Informática da UTFPR.

Mais uma vez, agradeço pelo convite da excelente equipe organizadora!

Unite 2014 – Usando a Unity em Game Jams

Palestra ministrada durante o Unite Brasil 2014 (20/10/14) sobre boas práticas de uso da Unity em Game Jams.

Agradeço ao Jay Santos da Unity pela oportunidade e aos jammers Anderson Vermonde, Rafael Colono e Davi Santos pela maior parte das dicas que coloquei na palestra!

Relatório do evento Jogos Ativos PUCPR

De 19 a 22 de Setembro de 2014 aconteceu o Evento Jogos Ativos (http://www.eventick.com.br/jogosativospucprhttp://www.facebook.com/jogosativospucpr). O objetivo deste evento foi unir profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Tecnologia com o objetivo de criar e discutir jogos que usem o corpo.

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O evento foi realizado pela Escola de Saúde e Biociências da PUCPR, sendo completamente organizado pelo grupo do GECOM (Grupo de Pesquisa em Pesquisa Motor) e pelo Laboratório de Jogos Ativos, coordenado pelo Professor Rafael Kanitz Braga. Eu ajudei na implementação da Game Jam, divulgando entre os participantes da área de tecnologia, dando suporte ao andamento do evento em relação ao uso de controles alternativos e sugestões em relação ao formato da jam.

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RESUMO DO EVENTO: FOI SHOW!!!!

14 jogos produzidos, veja as FOTOS e VIDEOS do evento!!!

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Durante os 3 dias de evento aconteceram, portanto: um conjunto de palestras e mesas redondas voltadas ao público das duas áreas e uma Game Jam (Maratona de Desenvolvimento de Jogos) de duração de 40 horas para a criação de exergames. Esta game jam teve como objetivo a criação de jogos que usem o corpo. Também deu apoio a um encontro presencial para a Game Jam Internacional Alt Ctrl Game Jam, voltada à criação de jogos que usem controles alternativos.

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O evento com palestras ocorrido na sexta foi um marco, sendo um dos primeiros eventos no Brasil a apoiar a área de exergames, recebendo participantes e palestrantes de diversos locais do país.

Alguns números do evento:

  • Mais de 350 participantes inscritos no evento como um todo (palestras + jam);
  • Cerca de 70 participantes na Game Jam;
  • 14 jogos produzidos:
    • 4 jogos com o Kinect;
    • 4 jogos que usaram Tapete de Dança;
    • 2 jogos usando o wiimote;
    • 2 esportes;
    • 1 jogo usando uma espada.

Jogos Produzidos

Abaixo as informações sobre os jogos. Todos necessitam de algum tipo de montagem ou equipamento especial, por isso para entender melhor seu funcionamento veja os vídeos. Lembro que em Outubro faremos uma exposição com os jogos produzidos, montando novamente cada jogo.

Jogos Descrição Fotos Videos
Intense Line / Grupo 1 Jogo desenvolvido em Unity com o objetivode servir de suporte ao aprendizado e uso da Slackline.Foi utilizado o Kinect como dispositivo alternativo. f915130331208_251fd3bc26_z Video de apresentação / Exemplo de interação
B-healthy / Grupo 2 Proposta de conjunto de exercícios baseados na técnica Iso Stretching. f10Captura de tela 2014-09-24 15.17.16 Video de apresentação
RR-Racing / Grupo 3 Jogo de Carrinho de Rolimã controlado pelo tapete de dança.Plataforma Construct 2. f11 Apresentação / Interação
Ice Jump / Grupo 4 Desenvolvido para tapete de dança usando o Construct 2, jogo de plataforma em que um personagem para avançar até seu iglu deve usar a tecla certa associada a cada cubo de gelo. 15130215890_0cd08c9f0a_z Interação
Fittstretch / Grupo 5 Jogo desenvolvido usando o recurso de extração da silhueta pelo Kinect. A silhueta é usada para gerar caminhos para os objetos irem de um lado a outro da tela.O jogo também foi enviado à ALT CTRL Game Jam. 15117259930_9a0ed2f8f9_z Apresentação
Tabuleiro de Batalha / Grupo 6 Esporte produzido durante a jam, tabuleiro de batalha usa um tabuleiro em tamanho gigante para representar a disputa entre dois times. 15130327908_d76b74993d_z Apresentação
Dojang Saga/ Grupo 7 Usando o Tapete de Dança enrolado em um saco de areia, este jogo de treinamento de taekwondo foi desenvolvido em Flash/AS3. 15130327268_3497198b2c_z15316579752_5d1e376e8e_z-2 Apresentação
Brave Pants /Grupo 8 Jogo vencedor do evento segundo a votação do júri e desenvolvedores.Aplicou tapete de dança e wiimote em um jogo de luta.Desenvolvido em Unity.Enviado também para a ALT CTRL Game Jam: 15130330198_0e666c995b_z Apresentação / Interação
Shadow Theater /Grupo 9 Desenvolvido em Unity, jogo que usou o Kinect. O objetivo é a repetição de uma silhueta que aparece na tela. O jogo permite e estimula a interação de 1 ou mais jogadores. 15280922696_6f96e9f8b1_z15293881266_eb3bb3cdc5_z Apresentação / Interação / Interação
Samurai Fitness / Grupo 10 Desenvolvido em Processing / Arduino, o jogo conecta um Acelerômetro a uma espada samurai, criando uma espécie de Fruit Ninja real. 15130375547_16f81bcdb1_z Apresentação
Caça à Raposa / Grupo 11 Esporte de grupo, com duas equipes, sendo uma de raposas e a outra de caçadores. Captura de tela 2014-09-24 15.57.17 Apresentação
Fitness Fruit / Grupo 12 Desenvolvido utilizando o Construct 2, a interação com este jogo é através do Kinect. Você controla uma mão que captura frutas e evita obstáculos como frutas podres e vespas. 15313756641_271dedb4e5_z Apresentação / Interação
Weebets / Grupo 14 Simulador de “Bete ombro” desenvolvido em Construct 2. Usa o wiimote. 15130330928_37211f0a49_z Apresentação / Interação
Power Pig Jogo de exercícios para crianças. Apresentação

Fotos e Videos

As fotos de evento estão disponíveis no próprio site do jogos ativos (https://www.facebook.com/jogosativospucpr), mas também criei um álbum no Facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.694678777282076.1073741831.100002198812779&type=1&l=6a6e100659) e no Flickr (https://flic.kr/s/aHsk3hu89J).

A maior parte dos vídeos dos jogos estão disponíveis nesta PlayList:

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Agradecimentos

Em primeiro lugar, agradeço o convite do Professor Rafael Kanitz Braga para poder participar do evento. Realmente foi algo único e ele e toda sua super bem integrada equipe estão de completos parabéns pela organização do jogos ativos! Espero que possamos repetir eventos similares e fico ansioso para a participação da galera de Educação Física também durante a Global Game Jam Curitiba!

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De minha parte também gostaria de agradecer os apoios dos Professores do Curso de Jogos Digitais Artur Mittelbach e Mark Joselli por terem ministrado palestras no evento de capacitação (ao Artur também pela mentoria inicial durante a formação de equipes da jam), o coordenador Fabio Binder por estar presente na cerimônia de abertura e Prof. Johny Demetrius, por ter liderado uma das equipes durante o evento e estimulado bastante seus alunos a participarem (prof. Johny, não precisa comprar um tapete novo, fique tranquilo :) ).

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Em especial, tenho que destacar também a participação de dois jammers: Anderson Vermonde e Davi Santos. Mais do que jammers, também atuaram como mentores, ajudando e orientando diversas equipes durante a jam. Realmente, a jam não teria sido a mesma sem a sua colaboração.

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Atuando no staff, obrigado à galera do Design Digital, último período: Gabriel Maciel, Luiz Sanches, Fabiane Cortiano e Rodrigo Sandri. Seu trabalho durante a madrugada foi essencial para o andamento do evento, ajudaram a maior parte das equipes em relação à ilustrações e design em geral. Além desse pessoal, os alunos Danilo Rocha e Jay Mello além de trabalharem em seu jogo também contribuíram com outras equipes.

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Também não se pode deixar de explicitar o fantástico trabalho da equipe de efeitos sonoros e música da Tumpats. A maior parte das trilhas sonoras dos jogos foram desenvolvidas por eles e foi um trabalho bastante elogiado pelos desenvolvedores. Esperamos poder contar com eles nos próximos eventos!

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Além dos parceiros, apoios e patrocínios prospectados pelo Professor Rafael, agradeço o apoio da Microsoft, na figura da Rafaela Costa e sua equipe e do Maurílio Silva, MVP que permaneceu durante o evento todo apoiando as equipes. E pelo apoio da Unity pelo Jay Santos que forneceu premiação de licença da Unity para a equipe vencedora.

Por fim, agradeço também ao Sr. Cleber Jaizer pelo gentil empréstimo de uma máquina de arcade de sua confecção que foi uma das maiores diversões da madrugada!

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E agora?

Espero que os participantes tenham gostado dessa primeira experiência de integração entre áreas com o objetivo de criar jogos!

Ficamos no aguardo do resultado da ALT CTRL Game Jam para ver com os jogos Brave Pants e Fittstretch se saem. Além disso, em OUTUBRO teremos uma exposição de TODOS os jogos desenvolvidos durante a Jam Jogos Ativos.

Finalmente, se tiver interesse em participar de game jams, não esqueça: a PUCPR hospedará novamente a Global Game Jam Curitiba na última semana de Janeiro de 2015. A GGJCWB é um evento mundial também de 48 horas, baseado na criação de qualquer tipo de jogo. Serão mais que bem-vindos os jogos que usem o corpo!

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É claro, até janeiro temos muitas outras jams! Por exemplo, a SBGames Jam, que acontecerá durante o SBGames. Existem também jams online como a Ludum Dare. Não deixe de participar!

Participação no 5o Meditec – UTFPR Medianeira

Em construção…

Apresentação da palestra da Manhã – Utilizando Game Jams como exercício de fomento para o desenvolvimento de jogos:

http://pt.slideshare.net/bcpbcp/utilizando-game-jams-como-exerccio-de-fomento-para-o-desenvolvimento-de-jogos

Apresentação da tarde – microjam:

http://pt.slideshare.net/bcpbcp/workshop-de-prototipao-microjam

Ferramenta de timelapse (JamCollab):

http://tinyurl.com/jamcollab13

Relatório SBGames 2013

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O SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) é o maior evento acadêmico voltado ao desenvolvimento de jogos digitais. Este ano o SBGames foi em São Paulo, hospedado na Universidade Mackenzie. Além da parte acadêmica, o SBGames também envolve eventos paralelos, que atraem um público diferente, mas complementar à comunidade de pesquisadores e estudantes.

Neste ano contribui com alguns destes eventos junto com alguns colegas de diversas regiões do país.  Segue abaixo,  relatório de participação em cada evento. Veja também algumas fotos do evento no meu Flickr.

Agradecimento ao TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), meu empregador, pela liberação na semana do evento. E um forte parabéns à Professora Pollyana Mustaro e sua equipe pela organização do evento como um todo e pelo constante apoio principalmente durante a preparação da infra-estrutura do Festival!

Festival de Jogos Independentes do SBGames

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O Festival de Jogos Independentes do SBGames é um dos principais festivais brasileiro de jogos. Seu objetivo é celebrar a produção independente de jogos, principalmente dos desenvolvedores nacionais. O evento deste ano teve mais de 150 jogos submetidos e um conjunto de 50 finalistas. Organizei o festival junto com: Artur Mittelbach (PUCPR / IGDA Curitiba), Alex Machado (Instituto Federal, Campus Rio Pomba) e Daniel Calife (Universidade Cruzeiro do Sul). Esta foi a segunda vez que participei da organização do Festival. O Festival envolveu em suas fases a participação de centenas de desenvolvedores. Alguns dados do festival:

  • 152 jogos enviados;
  • 52 classificados (24 PC/Web, 27 Mobile, 8 para outras plataformas);
  • 14 juízes na primeira fase;
  • 43 juízes na segunda fase;
  • Jogos de mais de 17 estados diferentes (São Paulo, Rio e Minas foram os estados que mais submeteram jogos).

As fotos oficiais da cerimônia de premiação estão em:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.528752937200264.1073741826.253098401432387&type=1&l=4cfc5e491a

Um relatório mais completo do Festival (com videos, fotos e os jogos participantes e vencedores) está disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/festival/post.php?postId=957

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Mesas organizadas pela IGDA – Mesa de eventos de garagem

A IGDA (International Game Developers Association) é uma associação internacional de desenvolvedores de jogos. Em Curitiba, sou um dos voluntários do capítulo (IGDA Curitiba) e junto com outros colegas daqui (Artur Mittelbach e Maurício Perin) e de outros capítulos (Arthur Protasio) organizamos algumas mesas redondas dentro do fórum Abragames-IGDA:

  • Associações de Desenvolvimento de Jogos: papéis e propostas;
  • Jornalismo e Jogos: uma relação que precisa de um dicionário;
  • Yes, we have Devs: A atuação internacional de desenvolvedores brasileiros;
  • Eventos de Garagem: tirando os desenvolvedores de suas tocas;
  • Como a sociedade percebe os jogos? Por que você deveria se preocupar com isso?
  • Reunião Nacional dos Capítulos da IGDA.

Algumas destas mesas foram capturadas pelo Jesús Fabre do The Game Insider Brasil. Fique de olho em seu canal e na próxima série de videos que serão publicados.

De minha parte, fiquei responsável pela moderação na mesa de Eventos de Garagem que teve a participação de:

O objetivo desta mesa era discutir e fomentar a criação de eventos de jogos de baixo custo, como jams e encontros informais. O cenário de desenvolvimento de jogos necessita de mobilização para crescer. Essa mobilização pode se dar de diversas formas, baratas e fáceis de realizar, seja um encontro em um bar ou uma maratona de desenvolvimento. Comentamos sobre alguns dos eventos que estão acontecendo e por que eles são importantes. Nossa sessão estava completamente lotada. Tivemos que trocar para uma sala maior, mesmo assim algumas pessoas ficaram de fora mas deu tudo certo! Ou seja: é um tema relevante e que atrai público para o evento.

Agradeço muito ao André, ao Erick e ao Rodrigo pela participação e parabenizo a todos pelo trabalho prático que está sendo realizado. Segue, abaixo, o video enviado pelo Erick, mas capturado por um dos que estavam assistindo à mesa.

Cópia de segurança do video: http://youtu.be/Y8gMoHib0u4

Alguns links comentados durante a mesa:

Embora esta mesa tenha sido bastante curta, com apenas 45 minutos de duração, esperamos que tenha sido proveitosa àqueles que se interessam na organização de eventos e querem perder o medo de fazê-lo!

Sessão de Postmortem

Pela primeira vez de maneira formal, tivemos uma sessão de postmortem no SBGames. Foi organizada por Erick Passos, pelo Luiz Sakuda e por mim. Para esta primeira edição, que, esperamos, continue sendo um hábito, os participantes foram:

  • Renato Degiovani: criador do Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro e desenvolvedor de jogos na ativa a mais de 30 anos com outros jogos marcantes do cenário nacional.
  • Marcos Venturelli (arquivo da apresentação): game designer da recém fechada Critical Studios, estúdio criador do Dungeonland. Um dos jogos brasileiros de maior destaque no mundo no ano passado.
  • Peter Hansen e Ygor Speranza: sócios da Nano Games, desenvolvedores do Favela Wars, jogo de estratégia online que não faz sucesso apenas por seu tema polêmico, mas é mais um exemplo de um interessante modelo de jogo que faz sucesso no Brasil.

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Em uma seção lotadíssima (e com muita gente de fora), além dos participantes contarem em detalhes suas experiências nos últimos anos também interagiram entre si a partir das perguntas do público. Abaixo, o video de cada apresentação. Obrigado ao Prof. André Kishimoto pela gravação e disponibilização dos videos:




 

Cópias de segurança dos videos acima:

Agradeço ao Renato, Marcos, Peter e Ygor pela disponibilidade de tempo, pelo papo aberto e, principalmente pela troca de experiências real e sincera!

SBGames 2014

O SBGames 2013 acabou, mas o SBGames 2014 já está marcado! Será dos dias 12 a 14 de novembro de 2014 no Centro de Eventos da PUCRS (Porto Alegre). Espero poder colaborar novamente com o evento, que, sem dúvida, é uma excelente oportunidade de divulgar e valorizar a produção de jogos e também uma ótima desculpa para reencontrar os colegas da área e conhecer pessoas novas!

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Relatório da Primeira Maratona PUC Talentos

Segue relatório de evento que ajudei a organizar em 21/8/13. Neste dia foi realizada na PUCPR o Fórum de Carreiras 2013 (http://forumdecarreiras.pucpr.br/). Este evento teve como objetivo auxiliar aos Universitários na busca de uma colocação profissional, reunindo mais de 40 empresas nacionais e multinacionais ofertando estágios, empregos e programas de treinee.

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Para divulgar em escala simulada e reduzida como são as atividades associadas à criação de jogos realizamos uma maratona de programação durante este fórum com o completo apoio da equipe do PUC Talentos. Este desafio foi realizado de maneira ininterrupta das 10h do dia 21/8, até as 22h do dia 22/8. Durante esta maratona, 3 equipes do curso de Sistemas de Informação passaram o divididos em equipes semi-confinadas em um aquário de vidro desenvolvendo uma proposta de sistema baseada no tema: SISTEMA DE ESTÁGIO.

Os estudantes puderam, em um ambiente simulado: entrevistar os clientes (equipe do PUC Talentos), conversar com a equipe de TI da PUCPR e, é claro, preparar e apresentar uma proposta de sistema. Abaixo, algumas fotos do evento. Mais fotos em: http://flic.kr/s/aHsjHFQa34

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Obrigado a todos os participante pela dedicação e empenho!!!! Segue abaixo os resultados e a apresentação de cada grupo:

* Equipe – 1o Lugar:
Daniel Faria Sampaio
Lohann Paterno Coutinho Ferreira

* Equipe – 2o Lugar:
Heidji Marlon Kokubo
Talles Henrique Souza Borges

* Equipe – 3o Lugar
Bruno Luiz Nascimento
Gabriel Graeff

Com certeza repetiremos este tipo de evento, inclusive testando novos modelos com desafios mais voltados à programação. Aproveitando: se você se interessa por este tipo de evento, voltado à imersão de curta duração de um grupo para desenvolver um projeto, não esqueça de prestigiar a Global Game Jam! Este evento, de 48 horas de duração acontece na última semana de janeiro e a PUCPR é sede em Curitiba!

Processo Seletivo 2013/2014 para bolsas de iniciação científica (TECPAR/ESI em Curitiba/Paraná)

Texto de divulgação em anexo e abaixo, agradeço a divulgação!

O TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná – http://www.tecpar.br/), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, está oferecendo três oportunidades de bolsa de iniciação científica para estudantes da área tecnológica . Bolsas do Programa de Iniciação Científica da Fundação Araucária.

Esta bolsa tem como objetivo a participação ativa em equipe formada por profissionais do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes –  ESI –http://portal.tecpar.br/index.php/pt/solucoes-tecnologicas/centro-de-engenharia-de-sistemas-inteligentes) em projetos do Centro.

O estudante estará inserido em uma equipe multidisciplinar formada por Mestres e Doutores de diversas áreas do conhecimento e terá um acompanhamento constante em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de um projeto. Além do aprendizado durante o período da bolsa, o estudante também estará contribuindo para a continuidade de um projeto real que poderá ser utilizado em  um contexto educacional ou na indústria. Uma bolsa de iniciação científica é também um estímulo para inserção do bolsista no meio científico através da criação de artigos e relatórios.

Nossa bolsa de pesquisa tem duração de 12 meses (início no fim de Agosto de 2013) e bolsa auxílio de R$ 400,00 para um período de 20 horas semanais. O bolsista também terá direito ao almoço e ao uso ônibus corporativo conforme sua disponibilidade.

Solicita-se o envio dos dados solicitados com o assunto:

SELEÇÃO PARA BOLSA 2013 / 2014

O email deve ser endereçado para os emails especificados em cada uma das oportunidades abaixo.

Além disso, coloque no corpo do email a disponibilidade horária do candidato (manhã ou tarde) e qual/quais das três oportunidades está interessado.

Após a análise de currículos, alguns estudantes serão chamados para uma entrevista individual.

Segue descrição resumida de cada bolsa abaixo.

Programa de bolsas PIBIC – Fundação Araucária

 Projeto 1 – Uma plataforma de apoio ao trabalho colaborativo de pequenas equipes de projetos. (1 bolsa)

Pesquisa e desenvolvimento em plataforma de Sistemas Multi Agente desenvolvida em Common Lisp para apoio ao trabalho colaborativo aplicado à gestão de projetos.

Conhecimentos necessários:  programação de computadores, inglês técnico.

Conhecimentos desejáveis: Inteligência Artificial, Linguagem Common Lisp e Bancos de bancos.

Estudantes de Engenharia de Computação, Ciência da Computação ou afins.

Interessados enviar Curriculum Vitae e Histórico Escolar para Dr. Eng. Milton Pires Ramos (milton.ramos arroba tecpar.br).

 

Projeto 2 – Dispositivo para gestão inteligente de consumo de energia elétrica. (1 bolsa)

Pesquisa e desenvolvimento de dispositivo de uso doméstico para monitoramento e diagnóstico do perfil de consumo de energia elétrica visando redução de gastos e maior eficiência.

Conhecimentos necessários:  eletrônica básica, programação de computadores, inglês técnico.

Conhecimentos desejáveis: tecnologia de sensores, sistemas embarcados, programação C/Python.

Estudantes de Engenharia Eletrônica, Eletrotécnica, de Computação ou afins.

Interessados enviar Curriculum Vitae e Histórico Escolar para Dr. Eng. Milton Pires Ramos (milton.ramos arroba tecpar.br).

 

Projeto 3 – Estudo de ferramentas de colaboração voltadas a projetos de curta duração (1 bolsa)

Pesquisa e desenvolvimento de ferramentas colaborativas voltadas ao uso em projetos/eventos de curta duração como maratonas de programação, game jams e hackathons.

Conhecimentos necessários:  programação de computadores, inglês técnico.

Conhecimentos desejáveis: desenvolvimento web, bancos de dados, desenvolvimento de jogos digitais.

Estudantes de Jogos Digitais, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Design Digital ou afins

Interessados enviar Curriculum Vitae, Histórico Escolar e para Eng. Bruno Campagnolo de Paula (campagnolo arroba tecpar.br).

 

MicroJam – FAUUSP – Julho/2013

No dia 2/7/2013 ministrei na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP uma palestra sobre a aplicação de game jams como exercício de estímulo para a criação de jogos.

No dia seguinte, para ilustrar de maneira prática os assuntos tratados na palestra, organizamos uma “microjam”, ou seja, uma game jam simplificada, de apenas duas horas de duração.

Novamente agradeço ao Professor Ricardo Nakamura pelo convite. Também agradeço ao André Costa pelo suporte durante o evento. Obrigado também a todos os 21 participantes!

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A proposta deste workshop foi o desenvolvimento de protótipos de jogos digitais ou de tabuleiro, trabalhando o conceito de criatividade a partir da restrição por meio de atividade prática com orientação.

Sumário da atividade:

  • 5 minutos: O que é uma game jam?
  • 25 minutos: Apresentação de conceitos de projeto de jogos;
  • 2 horas: trabalho em grupo, “MicroJam”;
  • 30 minutos: estímulo à interação e ao play test entre as equipes;
  • 30 minutos: apresentação do jogo desenvolvido aos pares.

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Tivemos a participação de pessoas de diversos perfis e o desenvolvimento de 6 jogos: 3 de tabuleiro e 3 digitais (usando as ferramentas/plataformas Java, Construct 2 e Game Maker). O tema dos jogos foi NUVENS.

Segue abaixo:

 

 

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Aplicando Game Jams como exercício de estímulo para a criação de jogos

Ministrei uma palestra em 2/7/2013 na FAU/USP sobre Game Jams, fazendo o estudo de caso da Global Game Jam Curitiba e comentando sobre ferramentas e boas práticas para quem quer participar de eventos deste tipo.

Obrigado ao Prof. Ricardo Nakamura pelo convite e aos participantes pela atenção e retorno!

Sumário:

•O que são game jams;
•Estudo de caso: a Global Game  Jam;
•Como participar de um evento, cronograma básico;
•Exemplos de jogos desenvolvidos;
•Vantagens de participar;
•Ferramentas  e metodologias adequadas a uma game jam.
Segue abaixo:

48 horas para criar um jogo?! Utilizando game jams para acelerar o processo de desenvolvimento de jogos

Ministrei uma palestra em 21/6/2013 na Semana Acadêmica de Eletrônica e Informática da UTFPR sobre gamejams, falando, principalmente, da Global Game Jam Curitiba.

Obrigado à organização do evento pelo convite e ao público pela excelente interação!
Sumário:

  •  O que são game jams;
  •  Estudo de caso: a Global Game Jam Curitiba;
  •  Como participar de um evento, cronograma básico;
  •  Exemplos de jogos desenvolvidos;
  • Vantagens de participar e dicas.

Segue abaixo:

Processo Seletivo para bolsas de iniciação científica (TECPAR/ESI em Curitiba/Paraná)

O TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná – www.tecpar.br/), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, está oferecendo três oportunidades de bolsa de iniciação científica para estudantes da área tecnológica.

Esta bolsa tem como objetivo a participação ativa em equipe formada por profissionais do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes –  ESI –http://portal.tecpar.br/index.php/pt/solucoes-tecnologicas/centro-de-engenharia-de-sistemas-inteligentes) em projetos do Centro.

O estudante estará inserido em uma equipe multidisciplinar formada por Mestres, Doutores e Especialistas de diversas áreas do conhecimento e terá um acompanhamento constante em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de um projeto. Além do aprendizado durante o período da bolsa, o estudante também estará contribuindo para a continuidade de um projeto real que poderá ser utilizado em  um contexto educacional ou na indústria.

Nossa bolsa de pesquisa tem duração de 11 meses (início imediato / Setembro 2011) e bolsa auxílio de R$ 360,00 para um período de 4 horas diárias (manhã ou tarde, a combinar). O bolsista também terá direito ao almoço e a um dos períodos de ônibus corporativo conforme sua disponibilidade.

Solicita-se o envio de currículo ou portfolio com o assunto SELEÇÃO PARA BOLSA 2011 / 2012 – para o email:
=  campagnolo    (arroba)    tecpar.br

Além disso, coloque no corpo do email a disponibilidade horária do candidato (manhã ou tarde) e qual/quais das três oportunidades está interessado.

Após a análise de currículos, alguns estudantes serão chamados para uma entrevista individual.

Segue abaixo, a descrição das três oportunidades de bolsa.

OPORTUNIDADE 1 – PROJETO OMAS

* Objetivo do Projeto:

= Desenvolvimento de aplicações em plataforma multi-agente;

* Perfis de curso adequados ao candidato a bolsista:

= Ciência da Computação;

= Engenharia da Computação;

* Conhecimentos necessários:

= Inglês para leitura e compreensão;

= Habilidades básicas de programação em linguagem Common Lisp;

* Conhecimentos desejáveis:

= Conhecimento básico em linguagens Web (HTML/CSS/JavaScript);

= Francês básico.

OPORTUNIDADE 2 – PROJETO GALAXIS GAME

* Objetivo do Projeto:

= Desenvolvimento de jogos sérios para difusão de boas práticas na área agropecuária;

* Perfis de curso adequados ao candidato a bolsista:

= Ciência da Computação;

= Desenho Industrial – Design Digital;

= Engenharia da Computação;

= Jogos Digitais;

= Sistemas da Informação;

* Conhecimentos necessários:

= Inglês para leitura e compreensão;

= Habilidade de escrita;

= Conhecimentos básicos de lógica de programação;

= Conhecimentos básicos de ferramentas de edição gráfica;

* Conhecimentos desejáveis:

= Habilidade com ilustração digital.

 OPORTUNIDADE 3 – PROJETO GALAXIS

* Objetivo do Projeto:

= Desenvolvimento de sistema web para interfaceamento com Sistema Especialista;

* Perfis de curso adequados ao candidato a bolsista:

= Ciência da Computação;

= Engenharia da Computação;

= Sistemas de Informação;

* Conhecimentos necessários:

= Conhecimento intermediário em linguagens Web (PHP/HTML/CSS/JavaScript).

* Conhecimentos Desejáveis:

= Acesso a web services e arquivos XML.

Inteligência Artificial e suas aplicações – A experiência do TECPAR – Palestra

Novamente fui convidado a dar uma palestra na Semana de Eletrônica e Informática da UTFPR. Falei sobre a experiência em Inteligência Artificial do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná).  Trabalho no Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes e nosso foco principal de trabalho é o desenvolvimento de Sistemas Especialistas.

No ano passado, já havia ministrado palestra similar. Desta vez, como tive mais tempo para minha exposição, também comentei de maneira mais pessoal, sobre algumas tendências e oportunidades que enxergo para o futuro da área de IA em geral.

Abaixo, e em anexo, a apresentação referente a esta palestra.

 

Mostrei ou apenas divulguei alguns videos nesta palestra:

Auditório lotado, agradeço a presença de todos.

(foto de @adolfont).

Em relação à Semana em geral, o evento está muito bem organizado, agradeço o convite e recomendo a participação, pois é aberto à comunidade e tem muitos cursos e palestras interessantes e com temas atuais!

Palestra sobre Desenvolvimento para o Kinect

Participei da Semana Acadêmica de Ciência da Computação da PUCPR. Ministrei uma palestra sobre o Kinect, focando em diferentes alternativas para desenvolver aplicativos para este dispositivo.

Agradeço à organização da Semana Acadêmica pelo convite.

Segue abaixo o material da palestra.

Download da palestra

Download dos demos mostrados

 

 

Alunos da PUCPR apresentam jogos e são premiados pelo IX Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador

Diversos trabalhos criados por alunos foram apresentados .  Também foi premiado  jogo  gerado na Global Game Jam de Curitiba, sediada na PUCPR.

No último Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010), ocorrido de 8 a 10 novembro de 2010 em Florianópolis, pelo menos 4 jogos com participação de alunos da PUCPR foram selecionados para exposição. O evento teve a participação de mais de 800 pessoas, sendo o maior encontro de desenvolvedores de jogos do país e o segundo maior simpósio promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os jogos foram expostos no tradicional Festival de Jogos Independentes, que estimula a participação de trabalhos realizados por estudantes ou pequenas empresas,  valorizando o mercado nacional de jogos independentes.

Criados no projeto de Tutoria de Jogos, desenvolvido em disciplinas iniciais dos cursos de Computação da PUCPR, os jogos Mini-Nave K-Bum e X85 são produto do trabalho de equipes de alunos da Ciência da Computação. Mini-Nave K-Bum recebeu uma menção honrosa como melhor projeto de som pela escolha do júri e o segundo lugar como melhor jogo da mostra pela escolha do público.

Programado por uma equipe que também contém integrantes do Curso de Ciência da Computação, Aliens And Zombies Plus foi iniciado durante o evento Global Game Jam, sede da PUCPR também participou do Festival. Outro jogo curitibano que foi valorizado pelo evento foi o Semblante da empresa Aduge Studios. A produção deste jogo também teve seu pontapé inicial durante a Global Game Jam na PUCPR. O Semblante foi o segundo melhor Jogo e o melhor Game Design pela escolha do júri do SBGames.

Destaca-se também na exposição o jogo Billy Oposto, desenvolvido de maneira independente pelo aluno Maurício Cunha do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Este jogo, é fruto de trabalho individual do aluno tanto na arte quanto na programação.

Mídia relacionada

Processo Seletivo para bolsa de iniciação científica (TECPAR/DIA em Curitiba/Paraná)

Última semana de seleção! Mais informações abaixo.

O TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná – www.tecpar.br/), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, está oferecendo uma oportunidade de bolsa de iniciação científica para estudantes da área tecnológica. Podem participar alunos dos cursos de Ciência da Computação, Desenho Industrial – Design Digital, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Desenvolvimento de Jogos Digitais, ou perfis similares de qualquer período.

Esta bolsa tem como objetivo a participação ativa em equipe formada por profissionais da DIA ( Divisão de Inteligência Artificial –  tinyurl.com/diatecpar ) em um projeto na área de Inteligência Artificial e Jogos Sérios.

O estudante estará inserido em uma equipe multidisciplinar formada por Mestres e Doutores de diversas áreas do conhecimento e terá um acompanhamento constante em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de um projeto de jogo. Além do aprendizado durante o período da bolsa, o estudante também estará contribuindo para a continuidade de um projeto real que poderá ser utilizado como um contexto educacional ou de treinamento.

Nossa bolsa tem duração de 12 meses e valor mensal de R$ 360,00 para um período de 4 horas diárias (manhã ou tarde, a combinar). O pesquisador também terá direito ao almoço e a um dos períodos de ônibus conforme sua disponibilidade.

Solicita-se o envio de currículo ou portfolio com o assunto SELEÇÃO PARA BOLSA 2010 / 2011 para o email:
campagnolo    (arroba)    tecpar.br

Após a análise de currículos, alguns estudantes serão chamados para uma entrevista individual.

* Experiência Necessária:
= Habilidades básicas de programação com alguma das plataformas seguir ou similar: Adobe Flash, JavaScript, C, C++, C#, Java, Processing, Unity;
= Inglês para leitura e compreensão;

* Experiência Desejável:

= Conhecimentos de programação em Adobe Flash / ActionScript;
= Conhecimento básico em linguagens Web (HTML/CSS/JavaScript).

VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – Construindo novas trilhas

Estou participando do VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Este evento, ocorre em Salvador desde 2005, e é bastante tradicional na comunidade de jogos brasileira.

O primeiro dia de evento foi muito bom. Gostei, principalmente da palestra do Nelson Zagalo. O pesquisador da Universidade do Minho deixa bastante claro que os jogos ditos sociais (FarmVille, e similares, por exemplo), ao rediscutir o “conceito do jogar”, estão influenciando de maneira duradoura o universo do desenvolvimento de jogos.  Sobre esta palestra e o restante do evento, o professor João Mattar fez um excelente resumo em seu blog.

Fiz contato com pessoas de diversas regiões do país. E, como é de praxe nos eventos de jogos, o público é bastante rico e eclético: jornalistas, designers, game designers, web designers, educadores, programadores, empresários, pedagogos, etc.

Durante a mostra de jogos apresentei o primeiro resultado de um projeto que estou coordenando na Divisão de Inteligência Artificial do TECPAR: o minigame de gerenciamento de fazenda Galaxis Farm. Desenvolvido por nossos bolsistas Patrick Espake e Diego Szpíkula Cabral e com a consultoria veterinária da Dra. Roberta Züge este jogo objetiva a difusão de boas práticas da área de produção agropecuária.

Segue em anexo e abaixo,  os slides da apresentação que fiz sobre nosso jogo. Fiquei feliz com a recepção do público e gostei muito das sugestões de melhorias que foram dadas.

Inteligência Artificial e suas aplicações – A experiência do TECPAR – Palestra

No dia 4/5/2010 ministrei uma palestra na VII Semana Acadêmica de Informática da UTFPR. O miniauditório da UTFPR estava lotado, fiquei bastante feliz com o interesse da comunidade no tema.

Agradeço à organização do evento pelo convite, infraestrutura e pela calorosa recepção!

Abaixo e em anexo a apresentação referente a esta palestra.

Inteligência Artificial e suas aplicações – A experiência do TECPAR

Também aproveito para divulgar o jogo que demonstrei durante a apresentação:

http://galaxisfarm.com

É um jogo sério, desenvolvido por nossa equipe, que objetiva a difusão de boas práticas de produção leiteira.

Yahoo! Open Hack Day Brasil 2010 – videos

Eu e o Patrick Espake fomos de Curitiba a São Paulo para participar do Yahoo! Open Hack Day Brasil 2010.

Neste evento, durante 24 horas, desenvolvedores de todo país criaram hacks com as ferramentas do Yahoo. Nós desenvolvemos um jogo de plataforma em Flash (PlumberGame), com a game engine Flixel, modificando o jogo exemplo Mode. O jogo teve integração com as apis/tecnologias: Meme, Twitter, Flickr e YQL. Por exemplo, o cenário é construído a partir de imagens associadas a tags no Flickr, a imagem do avatar do inimigo vem do Twitter, etc. Através deste jogo nós propusemos uma discussão sobre maneiras alternativas de visualizar e agregar informações na Internet.

Foi uma experiência excelente a participação no evento! Meus Parabéns à comissão organizadora, foi realmente inesquecível devido à preocupação com os detalhes (pufs, farta comida na madrugada, wifi rápido e constante suporte), ao ambiente escolhido e ao clima muito positivo entre os “hackers”. Sem dúvida, um dos melhores e mais produtivos eventos que já participei!

Outro dia vou escrever um post mais completo sobre o evento com seus pontos positivos e sugestões para os próximos.

Por enquanto, posto alguns dos videos que gerei das apresentações:

http://www.youtube.com/view_play_list?p=D63ECE5800FB2FF3

Global Game Jam em Curitiba

Estou organizando a Global Game Jam em Curitiba a ser realizada dos dias 29 a 31 de janeiro de 2010 no Campus da PUCPR.

É uma “maratona” de desenvolvimento de games com duração de 48 horas.

Para mais informações, acesse o site:

http://www.brunocampagnolo.com/gamejam2010

ggj

Material da Disciplina de Arquitetura Baseada em Serviços

Segue o material que disponibilizei para o pessoal da pós de Banco de Dados da PUCPR.

Também coloquei uma cópia deste material no Eureka.

Aula 01

Aula 02

Aula 03

Aula 03 – Arquitetura Baseada em Serviços

Aula 02 – Arquitetura Baseada em Serviços

Aula 01 – Arquitetura Baseada em Serviços – Aula 01 – Temporário!!

Ver depois: Modificação no Rucksack para funcionar no CLISP Multi-thread

Modificação no Rucksack (biblioteca de persistência de objetos em Common Lisp) para funcionar no CLISP Multi-thread:

rucksack_clisp_mt

Baseado no tópico: http://www.lispforum.com/viewtopic.php?f=2&t=116

(lembrar de sugerir este patch)

Divulgação: 200 Character Processing Competition (até 13/9/2009)

Original em: http://openprocessing.org/collections/rhizome.php

Competição aberta para criação de programas em Processing com um limite de 200 caracteres (ou menos).

Envie seu programa até dia * 13/9/2009 *.

Para quem tem interesse em participar, uma dica também é testar alguns exemplos de código gerados em uma iniciativa espontânea semelhante:

http://www.abstractmachine.net/blog/p5-tweets/

Neste caso, o código era postado via Twitter, limitado a um único tweet, ou seja, 140 caracteres.