Skip to content
 

Processing + Twitter

Processing é uma linguagem de programação baseada em Java e um ambiente de programação associado. Ele é utilizado por pessoas interessadas em programação de protótipos que trabalhem com imagem, animação, interações, etc.

Na prática, o Processing se destaca em permitir uma programação gráfica 2d e 3d de uma maneira muito rápida e produtiva e ser acessível o suficiente para ser usado por artistas e designers. Desde 2005 tenho trabalhado e tenho interesse com a linguagem primeiro com meus alunos do Técnico em Desenvolvimento Web da PUCPR e, hoje, com meus alunos de Design Digital.

Uma idéia legal (via Abstract Machine) que vi hoje foi a utilização do Twitter associado ao Processing. O Twitter é um sistema de microblogging, no qual o usuário do sistema tem uma limitação de 140 caracteres por postagem. Surgiu a idéia de fazer programas em Processing utilizando esse limite.

Além da ótima idéia de programar com restrições criar programas deste tamanho é um ótimo exercício que mostra o poder da linguagem e sua facilidade.

Rápida contribuição:

int h=200;int t=h;void setup(){size(h*2,h*3);noStroke();}void draw(){fill(t,0,0);t=(t==h/2)?h:t-1;ellipse(mouseX,mouseY,pmouseX,pmouseY);}

Um Comentário

  1. Eu fui um dos que aprendeu processing com este “senhorzinho” em 2006! Vou retornar a ele professor! hehe

    Abraços, Gerent!

Deixar uma Resposta