Skip to content
 

Processo Seletivo 2013/2014 para bolsas de iniciação científica (TECPAR/ESI em Curitiba/Paraná)

Texto de divulgação em anexo e abaixo, agradeço a divulgação!

O TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná – http://www.tecpar.br/), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, está oferecendo três oportunidades de bolsa de iniciação científica para estudantes da área tecnológica . Bolsas do Programa de Iniciação Científica da Fundação Araucária.

Esta bolsa tem como objetivo a participação ativa em equipe formada por profissionais do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes –  ESI –http://portal.tecpar.br/index.php/pt/solucoes-tecnologicas/centro-de-engenharia-de-sistemas-inteligentes) em projetos do Centro.

O estudante estará inserido em uma equipe multidisciplinar formada por Mestres e Doutores de diversas áreas do conhecimento e terá um acompanhamento constante em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de um projeto. Além do aprendizado durante o período da bolsa, o estudante também estará contribuindo para a continuidade de um projeto real que poderá ser utilizado em  um contexto educacional ou na indústria. Uma bolsa de iniciação científica é também um estímulo para inserção do bolsista no meio científico através da criação de artigos e relatórios.

Nossa bolsa de pesquisa tem duração de 12 meses (início no fim de Agosto de 2013) e bolsa auxílio de R$ 400,00 para um período de 20 horas semanais. O bolsista também terá direito ao almoço e ao uso ônibus corporativo conforme sua disponibilidade.

Solicita-se o envio dos dados solicitados com o assunto:

SELEÇÃO PARA BOLSA 2013 / 2014

O email deve ser endereçado para os emails especificados em cada uma das oportunidades abaixo.

Além disso, coloque no corpo do email a disponibilidade horária do candidato (manhã ou tarde) e qual/quais das três oportunidades está interessado.

Após a análise de currículos, alguns estudantes serão chamados para uma entrevista individual.

Segue descrição resumida de cada bolsa abaixo.

Programa de bolsas PIBIC – Fundação Araucária

 Projeto 1 – Uma plataforma de apoio ao trabalho colaborativo de pequenas equipes de projetos. (1 bolsa)

Pesquisa e desenvolvimento em plataforma de Sistemas Multi Agente desenvolvida em Common Lisp para apoio ao trabalho colaborativo aplicado à gestão de projetos.

Conhecimentos necessários:  programação de computadores, inglês técnico.

Conhecimentos desejáveis: Inteligência Artificial, Linguagem Common Lisp e Bancos de bancos.

Estudantes de Engenharia de Computação, Ciência da Computação ou afins.

Interessados enviar Curriculum Vitae e Histórico Escolar para Dr. Eng. Milton Pires Ramos (milton.ramos arroba tecpar.br).

 

Projeto 2 – Dispositivo para gestão inteligente de consumo de energia elétrica. (1 bolsa)

Pesquisa e desenvolvimento de dispositivo de uso doméstico para monitoramento e diagnóstico do perfil de consumo de energia elétrica visando redução de gastos e maior eficiência.

Conhecimentos necessários:  eletrônica básica, programação de computadores, inglês técnico.

Conhecimentos desejáveis: tecnologia de sensores, sistemas embarcados, programação C/Python.

Estudantes de Engenharia Eletrônica, Eletrotécnica, de Computação ou afins.

Interessados enviar Curriculum Vitae e Histórico Escolar para Dr. Eng. Milton Pires Ramos (milton.ramos arroba tecpar.br).

 

Projeto 3 – Estudo de ferramentas de colaboração voltadas a projetos de curta duração (1 bolsa)

Pesquisa e desenvolvimento de ferramentas colaborativas voltadas ao uso em projetos/eventos de curta duração como maratonas de programação, game jams e hackathons.

Conhecimentos necessários:  programação de computadores, inglês técnico.

Conhecimentos desejáveis: desenvolvimento web, bancos de dados, desenvolvimento de jogos digitais.

Estudantes de Jogos Digitais, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Design Digital ou afins

Interessados enviar Curriculum Vitae, Histórico Escolar e para Eng. Bruno Campagnolo de Paula (campagnolo arroba tecpar.br).

 

Deixar uma Resposta