Skip to content
 

Relatório SBGames 2013

sbgames2013

O SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) é o maior evento acadêmico voltado ao desenvolvimento de jogos digitais. Este ano o SBGames foi em São Paulo, hospedado na Universidade Mackenzie. Além da parte acadêmica, o SBGames também envolve eventos paralelos, que atraem um público diferente, mas complementar à comunidade de pesquisadores e estudantes.

Neste ano contribui com alguns destes eventos junto com alguns colegas de diversas regiões do país.  Segue abaixo,  relatório de participação em cada evento. Veja também algumas fotos do evento no meu Flickr.

Agradecimento ao TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), meu empregador, pela liberação na semana do evento. E um forte parabéns à Professora Pollyana Mustaro e sua equipe pela organização do evento como um todo e pelo constante apoio principalmente durante a preparação da infra-estrutura do Festival!

Festival de Jogos Independentes do SBGames

header

O Festival de Jogos Independentes do SBGames é um dos principais festivais brasileiro de jogos. Seu objetivo é celebrar a produção independente de jogos, principalmente dos desenvolvedores nacionais. O evento deste ano teve mais de 150 jogos submetidos e um conjunto de 50 finalistas. Organizei o festival junto com: Artur Mittelbach (PUCPR / IGDA Curitiba), Alex Machado (Instituto Federal, Campus Rio Pomba) e Daniel Calife (Universidade Cruzeiro do Sul). Esta foi a segunda vez que participei da organização do Festival. O Festival envolveu em suas fases a participação de centenas de desenvolvedores. Alguns dados do festival:

  • 152 jogos enviados;
  • 52 classificados (24 PC/Web, 27 Mobile, 8 para outras plataformas);
  • 14 juízes na primeira fase;
  • 43 juízes na segunda fase;
  • Jogos de mais de 17 estados diferentes (São Paulo, Rio e Minas foram os estados que mais submeteram jogos).

As fotos oficiais da cerimônia de premiação estão em:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.528752937200264.1073741826.253098401432387&type=1&l=4cfc5e491a

Um relatório mais completo do Festival (com videos, fotos e os jogos participantes e vencedores) está disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/festival/post.php?postId=957

mosaico

visao_geral_festival visao_geral_festival2

vencedores_festival

Mesas organizadas pela IGDA – Mesa de eventos de garagem

A IGDA (International Game Developers Association) é uma associação internacional de desenvolvedores de jogos. Em Curitiba, sou um dos voluntários do capítulo (IGDA Curitiba) e junto com outros colegas daqui (Artur Mittelbach e Maurício Perin) e de outros capítulos (Arthur Protasio) organizamos algumas mesas redondas dentro do fórum Abragames-IGDA:

  • Associações de Desenvolvimento de Jogos: papéis e propostas;
  • Jornalismo e Jogos: uma relação que precisa de um dicionário;
  • Yes, we have Devs: A atuação internacional de desenvolvedores brasileiros;
  • Eventos de Garagem: tirando os desenvolvedores de suas tocas;
  • Como a sociedade percebe os jogos? Por que você deveria se preocupar com isso?
  • Reunião Nacional dos Capítulos da IGDA.

Algumas destas mesas foram capturadas pelo Jesús Fabre do The Game Insider Brasil. Fique de olho em seu canal e na próxima série de videos que serão publicados.

De minha parte, fiquei responsável pela moderação na mesa de Eventos de Garagem que teve a participação de:

O objetivo desta mesa era discutir e fomentar a criação de eventos de jogos de baixo custo, como jams e encontros informais. O cenário de desenvolvimento de jogos necessita de mobilização para crescer. Essa mobilização pode se dar de diversas formas, baratas e fáceis de realizar, seja um encontro em um bar ou uma maratona de desenvolvimento. Comentamos sobre alguns dos eventos que estão acontecendo e por que eles são importantes. Nossa sessão estava completamente lotada. Tivemos que trocar para uma sala maior, mesmo assim algumas pessoas ficaram de fora mas deu tudo certo! Ou seja: é um tema relevante e que atrai público para o evento.

Agradeço muito ao André, ao Erick e ao Rodrigo pela participação e parabenizo a todos pelo trabalho prático que está sendo realizado. Segue, abaixo, o video enviado pelo Erick, mas capturado por um dos que estavam assistindo à mesa.

Cópia de segurança do video: http://youtu.be/Y8gMoHib0u4

Alguns links comentados durante a mesa:

Embora esta mesa tenha sido bastante curta, com apenas 45 minutos de duração, esperamos que tenha sido proveitosa àqueles que se interessam na organização de eventos e querem perder o medo de fazê-lo!

Sessão de Postmortem

Pela primeira vez de maneira formal, tivemos uma sessão de postmortem no SBGames. Foi organizada por Erick Passos, pelo Luiz Sakuda e por mim. Para esta primeira edição, que, esperamos, continue sendo um hábito, os participantes foram:

  • Renato Degiovani: criador do Amazônia, primeiro jogo comercial brasileiro e desenvolvedor de jogos na ativa a mais de 30 anos com outros jogos marcantes do cenário nacional.
  • Marcos Venturelli (arquivo da apresentação): game designer da recém fechada Critical Studios, estúdio criador do Dungeonland. Um dos jogos brasileiros de maior destaque no mundo no ano passado.
  • Peter Hansen e Ygor Speranza: sócios da Nano Games, desenvolvedores do Favela Wars, jogo de estratégia online que não faz sucesso apenas por seu tema polêmico, mas é mais um exemplo de um interessante modelo de jogo que faz sucesso no Brasil.

postmortem postmortem2

Em uma seção lotadíssima (e com muita gente de fora), além dos participantes contarem em detalhes suas experiências nos últimos anos também interagiram entre si a partir das perguntas do público. Abaixo, o video de cada apresentação. Obrigado ao Prof. André Kishimoto pela gravação e disponibilização dos videos:




 

Cópias de segurança dos videos acima:

Agradeço ao Renato, Marcos, Peter e Ygor pela disponibilidade de tempo, pelo papo aberto e, principalmente pela troca de experiências real e sincera!

SBGames 2014

O SBGames 2013 acabou, mas o SBGames 2014 já está marcado! Será dos dias 12 a 14 de novembro de 2014 no Centro de Eventos da PUCRS (Porto Alegre). Espero poder colaborar novamente com o evento, que, sem dúvida, é uma excelente oportunidade de divulgar e valorizar a produção de jogos e também uma ótima desculpa para reencontrar os colegas da área e conhecer pessoas novas!

sbgames2014

 

 

 

 

 

 

Deixar uma Resposta