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Relatório do evento Jogos Ativos PUCPR

De 19 a 22 de Setembro de 2014 aconteceu o Evento Jogos Ativos (http://www.eventick.com.br/jogosativospucprhttp://www.facebook.com/jogosativospucpr). O objetivo deste evento foi unir profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Tecnologia com o objetivo de criar e discutir jogos que usem o corpo.

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O evento foi realizado pela Escola de Saúde e Biociências da PUCPR, sendo completamente organizado pelo grupo do GECOM (Grupo de Pesquisa em Pesquisa Motor) e pelo Laboratório de Jogos Ativos, coordenado pelo Professor Rafael Kanitz Braga. Eu ajudei na implementação da Game Jam, divulgando entre os participantes da área de tecnologia, dando suporte ao andamento do evento em relação ao uso de controles alternativos e sugestões em relação ao formato da jam.

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RESUMO DO EVENTO: FOI SHOW!!!!

14 jogos produzidos, veja as FOTOS e VIDEOS do evento!!!

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Durante os 3 dias de evento aconteceram, portanto: um conjunto de palestras e mesas redondas voltadas ao público das duas áreas e uma Game Jam (Maratona de Desenvolvimento de Jogos) de duração de 40 horas para a criação de exergames. Esta game jam teve como objetivo a criação de jogos que usem o corpo. Também deu apoio a um encontro presencial para a Game Jam Internacional Alt Ctrl Game Jam, voltada à criação de jogos que usem controles alternativos.

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O evento com palestras ocorrido na sexta foi um marco, sendo um dos primeiros eventos no Brasil a apoiar a área de exergames, recebendo participantes e palestrantes de diversos locais do país.

Alguns números do evento:

  • Mais de 350 participantes inscritos no evento como um todo (palestras + jam);
  • Cerca de 70 participantes na Game Jam;
  • 14 jogos produzidos:
    • 4 jogos com o Kinect;
    • 4 jogos que usaram Tapete de Dança;
    • 2 jogos usando o wiimote;
    • 2 esportes;
    • 1 jogo usando uma espada.

Jogos Produzidos

Abaixo as informações sobre os jogos. Todos necessitam de algum tipo de montagem ou equipamento especial, por isso para entender melhor seu funcionamento veja os vídeos. Lembro que em Outubro faremos uma exposição com os jogos produzidos, montando novamente cada jogo.

Jogos Descrição Fotos Videos
Intense Line / Grupo 1 Jogo desenvolvido em Unity com o objetivode servir de suporte ao aprendizado e uso da Slackline.Foi utilizado o Kinect como dispositivo alternativo. f915130331208_251fd3bc26_z Video de apresentação / Exemplo de interação
B-healthy / Grupo 2 Proposta de conjunto de exercícios baseados na técnica Iso Stretching. f10Captura de tela 2014-09-24 15.17.16 Video de apresentação
RR-Racing / Grupo 3 Jogo de Carrinho de Rolimã controlado pelo tapete de dança.Plataforma Construct 2. f11 Apresentação / Interação
Ice Jump / Grupo 4 Desenvolvido para tapete de dança usando o Construct 2, jogo de plataforma em que um personagem para avançar até seu iglu deve usar a tecla certa associada a cada cubo de gelo. 15130215890_0cd08c9f0a_z Interação
Fittstretch / Grupo 5 Jogo desenvolvido usando o recurso de extração da silhueta pelo Kinect. A silhueta é usada para gerar caminhos para os objetos irem de um lado a outro da tela.O jogo também foi enviado à ALT CTRL Game Jam. 15117259930_9a0ed2f8f9_z Apresentação
Tabuleiro de Batalha / Grupo 6 Esporte produzido durante a jam, tabuleiro de batalha usa um tabuleiro em tamanho gigante para representar a disputa entre dois times. 15130327908_d76b74993d_z Apresentação
Dojang Saga/ Grupo 7 Usando o Tapete de Dança enrolado em um saco de areia, este jogo de treinamento de taekwondo foi desenvolvido em Flash/AS3. 15130327268_3497198b2c_z15316579752_5d1e376e8e_z-2 Apresentação
Brave Pants /Grupo 8 Jogo vencedor do evento segundo a votação do júri e desenvolvedores.Aplicou tapete de dança e wiimote em um jogo de luta.Desenvolvido em Unity.Enviado também para a ALT CTRL Game Jam: 15130330198_0e666c995b_z Apresentação / Interação
Shadow Theater /Grupo 9 Desenvolvido em Unity, jogo que usou o Kinect. O objetivo é a repetição de uma silhueta que aparece na tela. O jogo permite e estimula a interação de 1 ou mais jogadores. 15280922696_6f96e9f8b1_z15293881266_eb3bb3cdc5_z Apresentação / Interação / Interação
Samurai Fitness / Grupo 10 Desenvolvido em Processing / Arduino, o jogo conecta um Acelerômetro a uma espada samurai, criando uma espécie de Fruit Ninja real. 15130375547_16f81bcdb1_z Apresentação
Caça à Raposa / Grupo 11 Esporte de grupo, com duas equipes, sendo uma de raposas e a outra de caçadores. Captura de tela 2014-09-24 15.57.17 Apresentação
Fitness Fruit / Grupo 12 Desenvolvido utilizando o Construct 2, a interação com este jogo é através do Kinect. Você controla uma mão que captura frutas e evita obstáculos como frutas podres e vespas. 15313756641_271dedb4e5_z Apresentação / Interação
Weebets / Grupo 14 Simulador de “Bete ombro” desenvolvido em Construct 2. Usa o wiimote. 15130330928_37211f0a49_z Apresentação / Interação
Power Pig Jogo de exercícios para crianças. Apresentação

Fotos e Videos

As fotos de evento estão disponíveis no próprio site do jogos ativos (https://www.facebook.com/jogosativospucpr), mas também criei um álbum no Facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.694678777282076.1073741831.100002198812779&type=1&l=6a6e100659) e no Flickr (https://flic.kr/s/aHsk3hu89J).

A maior parte dos vídeos dos jogos estão disponíveis nesta PlayList:

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Agradecimentos

Em primeiro lugar, agradeço o convite do Professor Rafael Kanitz Braga para poder participar do evento. Realmente foi algo único e ele e toda sua super bem integrada equipe estão de completos parabéns pela organização do jogos ativos! Espero que possamos repetir eventos similares e fico ansioso para a participação da galera de Educação Física também durante a Global Game Jam Curitiba!

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De minha parte também gostaria de agradecer os apoios dos Professores do Curso de Jogos Digitais Artur Mittelbach e Mark Joselli por terem ministrado palestras no evento de capacitação (ao Artur também pela mentoria inicial durante a formação de equipes da jam), o coordenador Fabio Binder por estar presente na cerimônia de abertura e Prof. Johny Demetrius, por ter liderado uma das equipes durante o evento e estimulado bastante seus alunos a participarem (prof. Johny, não precisa comprar um tapete novo, fique tranquilo :) ).

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Em especial, tenho que destacar também a participação de dois jammers: Anderson Vermonde e Davi Santos. Mais do que jammers, também atuaram como mentores, ajudando e orientando diversas equipes durante a jam. Realmente, a jam não teria sido a mesma sem a sua colaboração.

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Atuando no staff, obrigado à galera do Design Digital, último período: Gabriel Maciel, Luiz Sanches, Fabiane Cortiano e Rodrigo Sandri. Seu trabalho durante a madrugada foi essencial para o andamento do evento, ajudaram a maior parte das equipes em relação à ilustrações e design em geral. Além desse pessoal, os alunos Danilo Rocha e Jay Mello além de trabalharem em seu jogo também contribuíram com outras equipes.

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Também não se pode deixar de explicitar o fantástico trabalho da equipe de efeitos sonoros e música da Tumpats. A maior parte das trilhas sonoras dos jogos foram desenvolvidas por eles e foi um trabalho bastante elogiado pelos desenvolvedores. Esperamos poder contar com eles nos próximos eventos!

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Além dos parceiros, apoios e patrocínios prospectados pelo Professor Rafael, agradeço o apoio da Microsoft, na figura da Rafaela Costa e sua equipe e do Maurílio Silva, MVP que permaneceu durante o evento todo apoiando as equipes. E pelo apoio da Unity pelo Jay Santos que forneceu premiação de licença da Unity para a equipe vencedora.

Por fim, agradeço também ao Sr. Cleber Jaizer pelo gentil empréstimo de uma máquina de arcade de sua confecção que foi uma das maiores diversões da madrugada!

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E agora?

Espero que os participantes tenham gostado dessa primeira experiência de integração entre áreas com o objetivo de criar jogos!

Ficamos no aguardo do resultado da ALT CTRL Game Jam para ver com os jogos Brave Pants e Fittstretch se saem. Além disso, em OUTUBRO teremos uma exposição de TODOS os jogos desenvolvidos durante a Jam Jogos Ativos.

Finalmente, se tiver interesse em participar de game jams, não esqueça: a PUCPR hospedará novamente a Global Game Jam Curitiba na última semana de Janeiro de 2015. A GGJCWB é um evento mundial também de 48 horas, baseado na criação de qualquer tipo de jogo. Serão mais que bem-vindos os jogos que usem o corpo!

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É claro, até janeiro temos muitas outras jams! Por exemplo, a SBGames Jam, que acontecerá durante o SBGames. Existem também jams online como a Ludum Dare. Não deixe de participar!

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